DestaqueEducação

Aluna do Ifam selecionada para programa TechGirls nos EUA

Rebeca Lima, 16, foi selecionada para renomado programa de intercâmbio

Rebeca Gomes Lima, 16, estudante do curso técnico em desenvolvimento de sistemas do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), foi selecionada para o programa de intercâmbio TechGirls. Rebeca estuda no Campus Ifam de Presidente Figueiredo, a 125 quilômetros de Manaus.

Única aluna da rede federal de educação profissional cientifica e tecnológica selecionada para o programa deste ano, Rebeca comentou sobre a seleção.

“É uma oportunidade incrível para expandir meus conhecimentos e habilidades em um ambiente internacional. Estou ansiosa para aprender, compartilhar experiências com outras jovens entusiastas por tecnologia e trazer novas ideias para minha comunidade”, disse a estudante.

Rebeca, junto com outras duas estudantes do Brasil, uma de Minas Gerais e outra de São Paulo, representará o país nessa iniciativa global que visa ampliar as oportunidades para mulheres jovens no campo tecnológico.

Leia também: Alunos de escola estadual desenvolvem programação de equipamentos

 Capacitação em STEM

O programa TechGirls, sediado nos Estados Unidos, é conhecido por seu foco em capacitar jovens mulheres nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).

O TechGirls, uma iniciativa do Departamento de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado dos EUA, tem uma trajetória impressionante desde seu início em 2012.

Originalmente focado no Oriente Médio e Norte da África, o programa expandiu globalmente em 2022 e agora inclui participantes de todas as seis regiões do mundo.

Para a edição de 2024, o programa acolherá 111 jovens de 37 países, proporcionando uma experiência educacional de quatro semanas nos Estados Unidos em parceria com a Virginia Tech. O programa cobre todas as despesas dos participantes, incluindo deslocamento, hospedagem e materiais didático

Durante o programa, as participantes engajam-se em um acampamento tecnológico interativo na Virginia Tech, onde exploram tecnologias avançadas e diversas carreiras em STEM.

Após essa imersão, as TechGirls são enviadas para cidades americanas como Austin, Chicago, e Seattle para experiências práticas que incluem imersão comunitária e exploração de carreiras em STEM.

Além disso, após o intercâmbio, as jovens participam de um programa de mentoria de sete meses, onde aplicam o conhecimento adquirido em projetos comunitários. Para saber mais sobre o TechGirls clique aqui.

*Edição: Artur Mamede com informações e fotos do Ifam e TechGirls 

Mostrar mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios