CinemaDestaque

Amazonense integra elenco de concorrente à Palma de Ouro em Cannes

Isabela Catão dá vida a personagem Marta no longa "Motel Destino"

A atriz Isabela Catão, bacharel em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), integra o elenco de “Motel Destino”, do cineasta brasileiro Karim Aïnouz, filme que concorre à Palma de Ouro, principal premiação do Festival de Cannes, um dos mais importantes eventos de cinema mundial.

Isabela, que dá vida a personagem Marta no longa “Motel Destino” carrega um histórico de bons trabalhos no cinema em produções premiadas. A atriz protagonizou “O Barco e o Rio“, ganhador de cinco Kikitos no Festival de Gramado 2020 e ‘Cabana” vencedor do Festival do Rio em 2023.

Isabela Catão em “Motel Destino” (Foto: Reprodução)

Isabela teve papéis de destaque nos curtas amazonenses “Alexandrina – Um Relâmpago” e “Enterrado no Quintal“, obras bastante elogiadas por público e crítica.

A atriz também fez participações na novela “A Força do Querer” e na série “Aruanas”, ambas da Rede Globo.

O anúncio da seleção de “Motel Destino” para a Palma de Ouro veio na manhã da última quinta-feira (12) e ganhou destaque na mídia amazonense e nacional.

O Festival Anual de Cinema de Cannes, chega a sua 77ª edição em 2024, sempre realizado na cidade francesa de Cannes. Este ano, a premiação acontece de 15 a 24 de maio.

Leia também: Corrida Tiradentes entra nos últimos dias de inscrição

Seleção do elenco

Até a seleção para o elenco de “Motel Destino”, Isabela Catão passou por uma longa caminhada,. O primeiro teste foi um monólogo, escolhido pela produção, no formato selfie tape.

A etapa seguinte, online, já contou com a interação de Nina Kopko e a Luciana Vieira, assistentes do diretor. “O primeiro momento desse teste foi sozinha, o segundo foi com outro ator”, conta a atriz.

A partir destes primeiros testes, Isabela foi avançando rumo a ganhar um papel no filme. “Passei para a terceira fase, realizada de forma presencial no Ceará, com o Karim e as assistentes Luciana e a Nina. Foram duas etapas com outros atores, totalizando quatro testes”, relata.

Ao conquistar a vaga no elenco, disputada com mais de 500 atores e atrizes, Isabela seguiu para o interior do Ceará, para três semanas de produção na cidade de Beberibe, a 82 quilômetros da capital cearense.

A direção

Isabela conta um pouco da relação em cena com Karim Ainouz, diretor que assinou, entre outras obras, “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo” de 2009, “O Céu de Suely” de 2006 e “Madame Satã” de 2001.

Karim Ainouz no set de “Motel Destino” (Foto: Instagram/Karim Ainouz)

“Karim tem um diferencial, ele tem muita sensibilidade e experiência com cinema. Então, ele traz tranquilidade para a gente, uma segurança”, elogia Isabela, que classifica a experiência como “sensacional”.

Cenas íntimas

Isabela Catão destaca o processo de filmagem das cenas íntimas das quais participa em “Motel Destino” com sua personagem, a motoqueira Marta.

“Ele teve um cuidado muito forte, tinha um dublês lá, caso a gente não se sentisse confortável em fazer cenas mais íntimas. Tinha um cuidado sempre de perguntar se estava tudo bem, se eu estava confortável, o que eu precisava para me sentir mais à vontade na cena”, relata.

Alicerces no teatro amazonense

Formada em teatro pela UEA, Isabela não esquece que os alicerces de sua carreira estão fincados no Amazonas. “Me formei na UEA, na estadual de teatro, e minha carreira teve início no Ateliê 23, no teatro, e também trabalhando com outros diretores de teatro. Depois, acabei indo mais pro cinema e trabalhando com diretores de cinema de Manaus”, lembra.

Apesar da notoriedade ganha ao trabalhar com um renomado diretor do cinema nacional e da experiência em outras produções brasileiras, Isabela não vislumbra uma carreira nacional com muita facilidade.

“Olha, eu não tenho muita perspectiva, não. Porque é muito difícil furar a bolha, sinceramente falando”, define.

Quanto à ida a Cannes, para participar dss cerimônias de premiação, Isabela Catão diz que é igualmente incerta, por conta do custo. “Ainda não tenho essa resposta. É muito caro”, diz.

*Edição de Artur Mamede, com informações da SEC

Fotos: Divulgação

Mostrar mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios