DestaquePolítica

Cai o número 2 da Abin

Presidente Lula demite Alessandro Moretti

O agora ex-diretor adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alessandro Moretti não conseguiu se firmar no cargo após as investigações da Polícia Federal que apontavam uma rede de espionagem montada na autarquia que recebeu o nome de Abin Paralela.

Moretti foi demitido na tarde de terça-feira ,(30) pelo presidente Lula, demissão oficializada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Ele estava no cargo desde março de 2023, portanto, foi nomeado já no governo Lula.

Abin Paralela

A Abin Paralela teria funcionado durante a gestão do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), aliado da família Bolsonaro, que chefiou o órgão.

O parlamentar foi alvo de operação da PF e nega qualquer envolvimento com a rede de espionagem ilegal.

Segundo as investigações da PF, a Abin, sob a chefia de Ramagem, monitorou ilegalmente uma série de autoridades e pessoas envolvidas em investigações. Desafetos do ex-presidente Bolsonaro também teriam sido espionados.

O novo diretor adjunto 

Marco Cepik que, atualmente, comanda a Escola de Inteligência da Abin, foi o escolhido para substituir Moretti.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios