CinemaCulturaDestaque

Cinema brasileiro volta a ser atrativo

Em janeiro, filmes nacionais tiveram o melhor público para o período em seis anos

O cinema brasileiro teve em janeiro o maior público do período nos últimos seis anos. O resultado foi divulgado pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) na sexta-feira (9).

Segundo a Ancine, em janeiro de 2024, o cinema nacional atingiu um público de 3 milhões de espectadores – ocupando 31,3% das sessões programadas. No mesmo período de 2023 o número foi de 114 mil pessoas.

Leia tambémDo Amazonas, Márcia Siqueira estreia no carnaval paulista

Mais público, mais receita 

A receita gerada pelos filmes brasileiros somente no primeiro mês de 2024 ultrapassou a marca dos R$ 59 milhões. Ou seja, apenas em janeiro, o cinema nacional arrecadou 80% da receita e do público total dos filmes brasileiros durante todo o ano de 2023.

Política pública

O sucesso do cinema nacional neste período é atribuído a uma variedade de fatores, incluindo a diversidade de produções, o investimento em marketing e distribuição, bem como a qualidade das obras cinematográficas.

Além disso, a retomada das políticas públicas para cultura impulsionam o setor, segundo Alex Braga, diretor-presidente da Ancine.

“Os números de janeiro de 2024 chegam após um ano, sob o comando da ministra, Margareth Menezes, com recordes de investimentos na cadeia produtiva do audiovisual, de mais de R$ 2 bilhões entre recursos do Fundo Setorial do Audiovisual e das Leis de Incentivo. Estes elementos nos dão motivos para acreditar que os resultados registrados em janeiro são o início da consolidação da indústria audiovisual brasileira”, comentou o diretor.

Filmes

Ao todo, foram 33 títulos exibidos e os filmes nacionais se estabeleceram em cerca de 1.787 salas. Os três mais vistos, conforme painel da Ancine foram: “Minha irmã e eu”, “Nosso Lar 2 — Os mensageiros” e “Mamonas Assassinas — o filme”.

“Mamonas Assassinas – O Filme” está entre as maiores audiências de janeiro

Competir no mercado global 

O impacto econômico e cultural desse desempenho recorde é significativo, destacando a importância da produção nacional como uma fonte de entretenimento e reflexão para o público brasileiro. Além disso, evidencia a capacidade da indústria cinematográfica do país em competir e prosperar no mercado global.

*com informações da Ancine e Ministério da Cultura (MinC)

Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil e Reprodução

APOIE O CINEMA NACIONAL

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios