CulturaDestaqueOpinião

Crônica: Aventuras e jornalismo, 95 anos de Tintin

Aventuras de Tintin começaram a ser publicadas em janeiro de 1929

Repórter curioso como um adolescente e arrojado como repórteres devem ser, Tintin chega aos 95 anos (primeira publicação em 10 de janeiro de 1929) com o mesmo ímpeto da juventude.

Como disse, Tintin é um repórter investigativo do periódico Petit Vingtime (curiosidade: o Petit foi um suplemento semanal do jornal belga conservador e católico Le Vingtième Siècle, publicado de 1928 a 1940. o criador George Remi “Hergé” trabalhava na redação do mesmo e aproveitou para publicar as primeiras tirinhas) e teve como primeira missão uma visita à antiga União Soviética. O personagem Tintin ganhou revista própria em 1945.

Leia tambémCrônica: Na trilha do sucesso

Para adultos e crianças, Tintin está entre o aventureiro Pedrinho (do Sítio do Picapau Amarelo) e o agente secreto James Bond.

Esperto e sempre acompanhado pelo terrier Milou, Tintin transita entre várias vertentes da literatura, seja ficção científica, terror, mistério e novela policial, fazendo do personagem, um dos mais populares.

“As Aventuras de Tintin” (traduzidas para mais de 50 idiomas) saíram dos quadrinhos e atingiram outros formatos, como a versão televisiva chamada “Hergé´s Adventures of Tintin” (produzida e apresentada entre 1958 a 1962), a série de desenhos animados (co-produção franco-canadense, apresentada no Brasil pela TV Cultura em 2003), foi encenado em teatros e ganhou o cinema na live action de 2011.

A fórmula das estorinhas (jovens destemidos que usam de astúcia e bom humor para resolverem mistérios) é adotada até hoje, indo de Scooby Doo à Turma da Mônica e outros.

O humor de Hergé também foi essencial para o sucesso das tirinhas, colocando (e exorcizando) em desenhos suas neuras por meio de personagens díspares como o Capitão Haddock, os detetives Dupond e Dupont e até mesmo em Milou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios