CulturaDestaqueMúsicaOpinião

Crônica: E o Black Sabbath forja o Heavy Metal

Primeiro álbum do quarteto inglês foi lançado em 13 de fevereiro de 1970

E no meio de todo esse stoner, sludge e doom que tenho ouvido nos últimos dias, faço uma pausa para lembrar de quem começou tudo isso.

A 54 anos foi lançado o primeiro trabalho do Black Sabbath. O álbum homônimo, saiu em um 13 de fevereiro de 1970. O ambiente sombrio da cidade inglesa de Birmingham, contribuiu bastante para as ambientações macabras e obscuras do disco. Sem paz ou amor da já decadente era hippie, a hora era de distorcer e dar peso às coisas e sons.

A macabra capa do primeiro álbum do Black Sabbath (Foto: Reprodução)

O som arrastado e sujo das guitarras de Tony Iommi deu início ao pré Heavy Metal, com bases no blues. O que não o impediu de ser digerido pelo punk, por exemplo, e logo mais pelo pós punk inglês dos anos 1980 que também compartilhavam dos mesmos ambientes industriais, cinzas e decadentes do quarteto Iommy, Osbourne, Butler e Ward.

E veio o heavy metal, o black, o doom, o stoner e com eles um monte de garotos (as) estranhos (as). Bom Carnaval a todos.

Leia também: Crônica: Aventuras e jornalismo, 95 anos de Tintin

Mostrar mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios