DestaqueGeralLiteratura

Dan de Lima: Da Literatura Fantástica à Pesquisa Linguística

Explorando as políticas linguísticas das línguas indígenas e a complexidade da morte em novas obras literárias

Dan de Lima nasceu na cidade de Autazes, mas foi criado em Manaus. Formado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), ele atualmente cursa Mestrado em Linguística na mesma instituição. Sua pesquisa foca nas políticas linguísticas das línguas indígenas do Amazonas e do Marrocos, um tema sobre o qual também produz conteúdo no Instagram.

Desde muito pequeno, a escrita sempre fez parte da vida de Dan. Aos 12 anos, ele teve seu primeiro livro publicado pela Sirrose, uma editora conhecida por suas publicações independentes no cenário da literatura marginal amazonense. Márcia Antonelli, uma das fundadoras da Sirrose, junto com o pai de Dan, foi uma grande incentivadora de sua carreira. Naquela época, sua escrita era fortemente influenciada por referências infantojuvenis de fantasia. Com o tempo, ele começou a explorar leituras mais densas, transformando a fantasia em uma metáfora para questões palpáveis ao nosso redor. Séries como “Lost” e os quadrinhos de “The Walking Dead” foram fundamentais para que ele encontrasse sua marca como escritor, combinando elementos viscerais com um tratamento humano dos personagens e suas aflições.

Durante um período afastado das publicações, Dan compartilhou seus textos em sites de fanfics, recriando histórias de outros autores e escrevendo obras originais. Entre 2015 e a pandemia de Covid-19, ele escreveu os textos que compõem seu segundo livro, “Hodie Mihi, Cras Tibi”, escolhido em uma seleção da região norte pela editora Urutau. Este livro aborda a morte sob diferentes aspectos, em três contos distintos que se entrelaçam por um mesmo fio condutor.

Os contos são:

  • “É possível enxergar no interior de um Relâmpago?”: Trata o fim como algo tenebroso e solitário.
  • “Segredos Enterrados: Notas sobre um mundo pós-apocalíptico”: Mostra a morte como um ciclo, abordando a sanidade humana e nossas escolhas em situações de desespero.
  • “Cartas de um Ninguém”: Reflete sobre nosso inexorável fim, ponderando sobre tudo o que fomos e também o que não fomos.

O livro está em pré-venda pela editora Urutau e precisa alcançar uma meta de financiamento pela plataforma Benfeitoria para custear sua produção e lançamento. É possível contribuir e conhecer mais sobre o projeto através deste link: https://benfeitoria.com/projeto/hodie.

Para acompanhar o trabalho de Dan como escritor e pesquisador, siga seu Instagram: @wenni.dan.

Mostrar mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios