DestaqueEconomia

Duas Rodas: Produção do PIM acelera em 2024

Indústria produz mais de 280 mil motocicletas no primeiro bimestre

A produção de motocicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM) atingiu o número de 280.991 unidades no primeiro bimestre de 2024. O volume é 14,9% superior ao registrado nos dois primeiros meses de 2023.

Este é também o melhor desempenho para o período em dez anos, segundo análises da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo),

Leia mais: PIM fabricou mais de 450 mil bikes em 2023

Resultados positivos

Em fevereiro, a produção também atingiu o melhor resultado dos últimos dez anos, com 139.767 motocicletas saindo das linhas de montagem.

O resultado ainda é positivo na comparação com o mesmo mês do ano passado: alta de 14,8%. Em relação a janeiro, houve queda de 1,0%.

Na avaliação do presidente da Abraciclo, Marcos Bento, esses números refletem o bom momento da indústria de duas rodas.

“Apesar do mês de fevereiro ter menos dias úteis, a produção de motocicletas apresentou um resultado bastante positivo. Isso comprova o esforço das fabricantes em aumentar a produtividade para atender a crescente demanda do mercado” explica.

Projeção para o segmento

A projeção da Abraciclo é produzir 1.690.000 motocicletas em 2024, alta de 7,4% em relação ao registrado no ano passado.

Vendas no varejo

Nos dois primeiros meses do ano, foram licenciadas 279.683 motocicletas, alta de 32,4% na comparação com o mesmo período de 2023. Esse foi o melhor resultado desde 2008.

Em fevereiro, 136.326 motocicletas foram comercializadas no varejo, alta de 35,5% na comparação com o mesmo mês de 2023. Em relação a janeiro, foi registrada queda de 4,9%. As vendas no varejo atingiram o melhor desempenho para o mês desde 2011 (145.289 unidades).

Com 19 dias úteis, a média diária de vendas em fevereiro foi de 7.175 unidades. Os modelos de baixa cilindrada foram os mais licenciados, com 112.464 unidades, o que corresponde a 82,5% de participação do mercado. Em segundo lugar, ficaram as motocicletas de média cilindrada, seguidas pelas de alta cilindrada.

Exportações

As associadas da Abraciclo exportaram 5.286 motocicletas no primeiro bimestre, volume 29,2% inferior às 7.463 unidades embarcadas no mesmo período do ano passado.

Em fevereiro, foram exportadas 2.790 motocicletas, queda de 12,8% na comparação com o mesmo mês de 2023. Em relação a janeiro, foi registrada alta de 11,8%.

*Edição: Artur Mamede com informações e fotos da Abraciclo

Mostrar mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios