DestaqueEducação

Escola estadual projeta teclado musical voltado para alunos com deficiência auditiva, visual e intelectual

Desenvolvido pelos estudantes da 3ª série do Ensino Médio, o projeto utiliza vibrações e esquema de cores para identificação de notas musicais

Estudantes da Escola Estadual Deputado Josué Cláudio de Souza, localizada no Coroado, zona leste, a partir da iniciativa de dois professores das disciplinas de Matemática e de Artes, desenvolveram um teclado musical adaptado para estudantes com deficiência visual, auditiva e intelectual.

Denominado “Matemática, Artes e Conectividade: interdisciplinaridade e ensino na construção de um teclado musical sustentável e inclusivo”, o projeto foi idealizado pela professora de Matemática, Vanise Rodrigues, e pelo professor de Artes, Jhonata Monteiro. Unindo Física, Artes, Matemática e Música, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio utilizaram os recursos do Espaço Maker da escola e materiais reciclados na produção.

O teclado funciona por meio de vibrações emitidas por placas de metais, que são enviadas para uma luva e um esquema de cores de luzes. Os alunos, assim, podem identificar notas musicais e tocar música. Além do teclado, também foram utilizadas partituras adaptadas em Braille para os estudantes cegos e em Libras para os estudantes surdos.

O professor de Artes, Jhonata Monteiro, explicou que o projeto foi criado para a “3ª Feira de Matemática” da escola e que foi muito gratificante para ele trazer a música para dentro da disciplina. Segundo o educador, foi uma união de diversos professores e ideias para que o teclado pudesse ganhar forma.

“Nós utilizamos materiais recicláveis, a tecnologia, a inclusão e a Matemática, dentro do raciocínio lógico, para o desenvolvimento da programação do teclado”, disse o professor.

União, Criatividade e Educação Sustentável

O desenvolvimento criativo e a capacidade de pensar em coisas novas, a partir de objetos reutilizados, foram dois dos principais objetivos do projeto.

A produção do teclado foi um trabalho desenvolvido em equipe e feito em conjunto, desde a montagem e programação do teclado, até a coleta de materiais reutilizáveis, que foram utilizados na estrutura do teclado. Durante a produção, os estudantes puderam sair da sala de aula e fazer parte da construção do teclado em um espaço aberto para o compartilhamento de ideias.

O ex-aluno da escola Alessandro Lion, 20, participou do início do processo, quando ainda cursava a 3ª série do Ensino Médio. Ele explicou que, além de toda a importância para as pessoas com deficiência, aprendeu sobre como preservar o meio ambiente, reciclar e o descarte consciente.

“A gente construiu algo muito legal e aprendeu que não se deve jogar fora os objetos. Se você jogar algo fora, não percebe que pode ser importante e a gente pode construir algo muito melhor, como nós construímos o teclado musical”, disse o ex-aluno.

Conquistas e Próximos Passos

Criado para representar a escola na “3ª Feira Amazonense de Matemática”, uma competição realizada em todas as Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs) com o objetivo de estimular o aprendizado de forma lúdica e objetiva, o projeto desenvolvido pelos estudantes da EE Josué Cláudio de Souza conseguiu o 1º lugar na etapa distrital e destaque, com ganho de certificados e medalhas de honra ao mérito, na etapa final realizada na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Segundo a professora Vanise Rodrigues, esta foi uma atividade muito gratificante e o objetivo agora é desenvolver ainda mais o projeto para repassar aos estudantes que entram na escola, bem como explorá-lo em forma de pesquisa.

“Por meio dele, conseguimos inserir os estudantes em meio ao universo da pesquisa científica. Nosso próximo objetivo, agora, é transformar o projeto em um artigo”, explicou a professora.

FOTOS: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Mostrar mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios