DestaqueEconomia

FMI revisa para mais o crescimento do PIB brasileiro

Projeção aponta para elevação de 2,2% na economia do Brasil em 2024

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que a economia do Brasil deve crescer em 2024 e 2025. As estimativas do órgão, divulgadas nesta terça-feira (16), prevêem um crescimento além do projetado no início do ano.

Com a revisão nas suas estimativas, o FMI  agora prevê uma expansão de 2,2% na economia brasileira que a economia brasileira em 2024, um aumento de 0,5 p.p em relação à previsão divulgada em janeiro.

Aquecimento do mercado de trabalho, aumento da massa salarial, inflação sob controle e a queda da taxa de juros de 13,75% para 10,75% são apontados como fatores para a revisão do relatório do FMI.

Haddad otimista

Ainda assim, o Ministério da Fazenda continua apostando em um PIB maior. O titular da pasta de economia, ministro Fernando Haddad, espera uma nova revisão, batendo os 2,5%.

“Eu acredito que o FMI vai ser obrigado a rever para melhor. Vamos também acompanhar o que acontece na economia global, porque nós dependemos disso também”, disse Haddad, hoje em Washington, onde participa das reuniões de primavera do FMI e do Banco Mundial

Leia também: Aluna do Ifam selecionada para programa TechGirls nos EUA

Em 2025

O relatório Perspectiva Econômica Global,do FMI, também aponta para um PIB maior em 2025. As, também revisadas estimativas, estimam um crescimento de 2,1% do Produto Interno Bruto de 2,1%, ou 0,2 ponto maior que o calculado anteriormente.

“No Brasil, o crescimento deve moderar para 2,2% em 2024 diante da consolidação fiscal, efeitos defasados da política monetária ainda apertada e uma contribuição menor da agricultura”, avaliou o relatório do FMI.

Mostrar mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios