AmazonasDestaqueSaúde

FVS-RCP realiza testes rápidos para IST’s

Ação ampliada ocorre nas ações Governo Presente

Durante a ação Governo Presente do Governo do Amazonas, realizada aos sábados, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), segue oferecendo testes rápidos que emitem diagnósticos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

O objetivo do Governo Presente é levar serviços públicos estaduais para mais perto da população. Neste sábado (17/08), a ação ocorreu no Colégio Militar da Polícia Militar – Unidade 1, na zona sul de Manaus. Na ocasião, a FVS-RCP chegou à marca de 432 testes rápidos realizados.

As testagens fazem parte de ação ampliada à população, uma iniciativa que faz parte das estratégias de prevenção combinada ao HIV e outras IST’s. E, com uma coleta de sangue, é possível detectar as quatro infecções.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que, durante as ações Governo Presente, as testagens rápidas representam um esforço a mais da fundação em fortalecer a oferta de diagnósticos de IST’s à população.

“Com o posto de testagem em eventos como esse, realizado aos sábados, a FVS-RCP proporciona facilidade ao acesso àqueles que desejam realizar os testes e que não conseguem ir aos serviços de saúde em horário comercial”, destaca a diretora Tatyana.

Uma das pessoas que fez o teste foi o barman Lucas Moreira. “É preciso falar da importância de usar preservativo e, também, fazer os testes rápidos. Nunca se sabe”, disse.

FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP

Governo Presente

Esta é a quinta edição do Governo Presente em 2024. No total de edições do evento deste ano, a FVS-RCP já realizou 2.152 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. As ações também incluem distribuição de insumos de prevenção, como preservativos, gel lubrificante e material educativo com orientações sobre como evitar infecções sexualmente transmissíveis.

Mostrar mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios