DestaqueHoje no Passado

Hoje no Passado: Ciclone Lothar, o pior vendaval do século 20 na Europa

O ciclone Lothar, atingindo seu auge entre os dias 25 e 27 daquele mês, atravessou países como França, Bélgica, Luxemburgo e Alemanha

No final de dezembro de 1999, a Europa testemunhou um dos mais devastadores desastres naturais de sua história recente. O ciclone Lothar, atingindo seu auge entre os dias 25 e 27 daquele mês, atravessou países como França, Bélgica, Luxemburgo e Alemanha, deixando um rastro de destruição sem precedentes.

Considerado o vendaval mais severo do século 20 na Europa, o ciclone Lothar foi responsável pela morte de 110 pessoas, sendo 88 vítimas apenas na França. Além do trágico número de vidas perdidas, o impacto econômico foi igualmente catastrófico. Os danos, avaliados em mais de 15 bilhões de euros, tornaram Lothar o vendaval mais dispendioso já registrado no continente.

Lothar não agiu sozinho. Ele foi o segundo de uma série de tempestades destrutivas que assolaram a Europa naquele mês de dezembro. Cerca de três semanas antes, o ciclone Anatol já havia causado estragos significativos na Dinamarca, bem como em partes da Suécia e da Alemanha.

A passagem de Lothar pela Europa Ocidental foi seguida, apenas um dia depois, por outro violento vendaval, o ciclone Martin. Este ciclone atingiu principalmente áreas ao sul da rota de Lothar, causando danos graves e mostrando que a região estava longe de uma recuperação tranquila.

A série de tempestades de 1999, com Lothar e Martin como figuras centrais, marcou um momento de reflexão e aprendizado para a Europa. A necessidade de sistemas de alerta mais eficazes e planos de contingência robustos para desastres naturais tornou-se evidente. Este período sombrio da história europeia permanece como um lembrete da força implacável da natureza e da importância da preparação e resiliência diante de desastres naturais.

Mostrar mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios