Blogs e ColunasDestaqueOpinião

O perigo do cancelamento virtual: Uma tragédia anunciada

O labirinto de calúnias que inicia uma tragédia virtual na vida real

Jéssica Vitória Canedo, uma jovem com sonhos e lutas pessoais, teve sua vida brutalmente interrompida por uma teia de fake news. A trágica notícia de sua morte, confirmada pela família por meio do Instagram nesta sexta-feira (22), lança luz sobre os perigos corrosivos do cancelamento virtual e do ódio que atingem os jovens, levando-os a extremos impensáveis.

Antes do fatídico desfecho, Jéssica já enfrentava batalhas internas, lidando com problemas psicológicos e a esmagadora depressão. Contudo, o caos começou quando falsas conversas foram propagadas na web, associando-a a um famoso humorista, Whindersson Nunes. Ele prontamente negou a veracidade dos prints, assegurando jamais ter conhecido Jéssica, que residia em Minas Gerais. “Eu não faço ideia de quem seja essa moça e isso é um print fake”, defendeu-se.

O tumulto nas redes sociais cresceu exponencialmente após a publicação dos supostos diálogos, provocando um verdadeiro linchamento virtual. A amiga de Jéssica, consternada, confirmou a notícia de seu falecimento, denunciando a enxurrada de mensagens negativas e ataques que Jéssica sofreu após a exposição.

A maldade humana atingiu um novo patamar. O quanto mais a sociedade permitirá que a crueldade virtual arruíne vidas? A jovem tornou-se vítima do desumano jogo de cancelamento e da disseminação desenfreada de informações falsas.

Após a triste confirmação da morte de Jéssica, os perfis que haviam divulgado os diálogos fictícios foram prontamente removidos das redes sociais. Mas será que a remoção dessas fontes é suficiente para apagar a dor e a tragédia resultantes desse ato irresponsável?

É momento de reflexão e ação. Que esta perda irreparável nos ensine a colocar um fim nesse ciclo de crueldade virtual, a exercer mais compaixão e a compreender o poder destrutivo das fake news. Jéssica, assim como tantos outros, merece ser lembrada como um alerta para a necessidade urgente de mudança em nossas interações digitais.

Sid Sheldowt é Escritor, Poeta e Compositor

Mostrar mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios